A Santa Luzia

A Santa Luzia, além de reconhecida nacional e internacionalmente por excelência em design de perfis e revestimentos, é a maior recicladora de isopor da América Latina.

A empresa já transformou mais de 68 mil toneladas de poliestireno (Isopor®), nossa principal matéria-prima, em produtos de alta qualidade desde que iniciou a atividade de reciclagem em 2002. Assim, seus produtos contém 96% de matéria prima reciclada.

Veja abaixo como passamos de uma pequena fábrica de espelhos para líder de vendas em perfis e revestimentos no Brasil, enquanto fazemos do mundo um lugar melhor.

Nossa História

  • 1942

    O início de uma história

    Santa Luzia 78 anos

    Em 1942, na cidade de Braço do Norte (SC), nasceu uma pequena indústria, chamada Espelhos Santa Luzia — nome dedicado à santa protetora da visão — fruto do dedicado trabalho do Sr. João Effting.

    Seguindo os passos do pai, seu filho mais velho, Heriberto Effting, também ingressou na empresa com uma visão empreendedora e inovadora.

    Com a certeza de que investir no ramo era um bom negócio, decidiu comprar uma pequena máquina para produzir, além dos espelhos, as molduras que serviam como adorno para o produto.

  • 1996

    A expansão das atividades

    A partir de 1996, a empresa expandiu sua atuação no mercado brasileiro e alterou a sua razão social para Indústria e Comércio de Molduras Santa Luzia Ltda.

    Essa alteração permitiu a produção e comercialização de perfis decorativos, atendendo ao mercado da construção civil, arquitetura e decoração, da indústria moveleira e de molduras de madeira para quadros.

  • 2002

    Pioneirismo e revolução no setor

    Durante mais de 60 anos, a empresa utilizou somente a madeira como matéria-prima, mas em 2002 a Santa Luzia deu um passo à frente.

    Nesse ano, todo o processo produtivo foi revolucionado, e a empresa tornou-se a primeira do setor a implementar e dominar a tecnologia de reciclagem do EPS, também conhecido como isopor ou poliestireno.

    Esse material é conhecido pela baixa densidade e dificuldade de logística. Antes da Santa Luzia, ele era considerado não reciclável. Portanto, para viabilizar esse processo, criamos um procedimento de compactação do isopor, possibilitando a logística de captação dessa matéria-prima.

    A partir do poliestireno reciclado, a empresa produz perfis, molduras, revestimentos de pisos e paredes, gerando impacto social, ambiental e econômico.

    Santa Luzia 78 anos
  • HOJE

    Santa Luzia hoje

    Santa Luzia 78 anos

    Além de mudar radicalmente as fontes de matérias-primas, ampliamos a linha de produtos e hoje contamos com um portfólio diversificado para atender às demandas do mercado.

    Estamos presentes em:

    • 3 continentes
    • 9 países
    • + de 4 mil pontos de vendas
    • + de 400 cidades no Brasil
    • todos home centers do país
    • + 68 mi de quilos de EPS (Isopor®) reciclado

    Assim, vivemos na constante busca de soluções que contribuam com o meio ambiente e a sociedade, criando e desenvolvendo produtos com alta qualidade.