TRANSPARÊNCIA:
Emissão de CO2 desde 2012

Sustentabilidade por princípio

A bandeja da carne, embalagem do delivery, maquete escolar e caixa térmica. Todos eles são feitos com o plástico poliestireno expandido, conhecido pela sigla EPS ou popularmente por Isopor®. É tão comum usarmos esses produtos no dia a dia que dificilmente paramos para pensar de onde eles vêm e sobre seu destino quando não os utilizamos mais.

Desde 2002, a Santa Luzia aposta na reciclagem de resíduos plásticos. A empresa desenvolveu uma tecnologia própria para substituir 98% da madeira por EPS reciclado, transformando-o em novos produtos.

Nosso início aconteceu com uma pequena fábrica de espelhos em 1942, mas hoje se tornou referência no segmento de perfis decorativos, revestimentos e acessórios ecológicos. Além disso, ampliamos nosso mercado e passamos a exportar quase 10% da produção para a Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Japão.

A reciclagem cresce em ritmo acelerado no Brasil e já atinge proporções que estão longe de serem insignificantes. Atualmente, cerca de 34% do isopor consumido em nosso país é reciclado e a Indústria Santa Luzia é responsável por grande parte desse percentual. Por ano, reciclamos cerca de 9 mil toneladas de poliestireno e já transformamos mais de 68 mil toneladas de isopor em produtos utilizados em construções, obras e reformas.

Esses resíduos têm como origem dezenas de empresas que contribuem com a economia circular, além das cooperativas de catadores de lixo que recolhem produtos pós-consumo, como copos, bandejas, pratos e outros rejeitos. Esse trabalho envolve 136 cooperativas com mais de 2500 trabalhadores em vários estados do Brasil — Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Desde o início da comercialização dos nossos produtos reciclados, a produção aumentou em escala exponencial, saltando de 600 mil metros lineares em 2004 para 9 milhões de metros lineares em 2020. Ao todo, foram produzidos mais de 86 milhões de metros lineares de perfis sustentáveis.

Com capacidade para recuperar mais de 1000 toneladas de resíduos por mês, a Santa Luzia já reciclou uma quantidade equivalente a 268 mil carretas de lixo ou 523 campos de futebol. Se a matéria-prima principal ainda fosse madeira, seria necessário derrubar 270 mil árvores para atender as demandas de fabricação.

Com mais de 78 anos de história no mercado, a Indústria Santa Luzia é a única empresa do Brasil com capacidade de transformar grandes quantidades de resíduos plásticos em diversas linhas de produtos, como rodapés, rodatetos, guarnições, rodameios, revestimentos e decks.

Assim, nosso foco é produzir produtos cada vez mais verdes e reforçar nosso compromisso: sustentabilidade por princípio.

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS

Um dos grandes desafios atuais da Santa Luzia é ampliar essa rede de parceiros para processar quantidades crescentes de resíduos de EPS que prejudicam o meio ambiente e transformá-los em produtos valorizados pelo mercado.

Caso tenha interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos, disponibilizando informações, treinamentos e suporte.

O contato pode ser feito diretamente com a fábrica no telefone (48) 3651-1300 ou vanessa@industriasantaluzia.com.br.