Utilizar produtos Santa Luzia pode trazer benefícios ambientais e sociais e ainda contribuir para a pontuação da Certificação LEED da sua obra nas categorias de:
• MATERIAIS E RECURSOS
• QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO
• INOVAÇÃO E DESIGN
Desde fevereiro de 2016, os perfis Santa Luzia feitos de poliestireno reciclado usados na fabricação de várias linhas de rodapés, rodatetos, guarnições e rodameios têm o selo RGMat*. A primeira certificação de sustentabilidade de materiais de construção do Brasil - criada em 2012 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, engloba o conceito de Selo e de Declaração Ambiental, porque traz informações sobre o desempenho ambiental de materiais para edificações verdes.
Por proporcionar informações relevantes, verificadas e comparáveis sobre os aspectos ambientais, de conforto e de saúde dos produtos da Santa Luzia, a certificação facilita a análise do grau de sustentabilidade do material em cada projeto. Por isso, as linhas de rodapés e outros perfis feitos com poliestireno reciclado (EPS, sendo o Isopor® um exemplo desse material) podem agora ser mais facilmente contabilizadas na pontuação de projetos sustentáveis, como o LEED, do Green Building.
Cada sistema construtivo deve ser avaliado de acordo com o Rating System correspondente do LEED – Leadership in Energy and Enviromental Design, um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países.
Por isso, a Santa Luzia está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas sobre os requisitos e documentos necessários para comprovação de crédito conforme os requerimentos específicos de cada sistema para obtenção de créditos.
A tabela abaixo especifica as categorias e créditos que os perfis de poliestireno reciclado da Santa Luzia podem contribuir para pontuação na Certificação LEED.
"A Santa Luzia Molduras é exemplo a ser seguido. Seu modelo de negócio alinha desenvolvimento econômico com mitigação dos impactos socioambientais negativos, maximiza os impactos positivos, reduz o uso de recursos naturais e melhora a qualidade de vida e bem-estar dos seus clientes e comunidade. Adquirir soluções da Santa Luzia significa investir em tratamento de resíduos, desenvolver a economia local nas regiões de atividade das cooperativas, além de apostar numa liderança que comprova ao mundo do designer que beleza deve estar acompanhado de sustentabilidade e funcionalidade, caso contrário é ultrapassado. Avaliação de Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto são as principais demandas do movimento global de construções sustentáveis e temos muita gratidão em ter a Santa Luzia protagonizando uma história de sucesso na chamada Economia do Futuro."
Desde fevereiro de 2016, os perfis da Santa Luzia feitos de EPS reciclado (conhecido como isopor) têm o selo RGMat*, a primeira certificação de sustentabilidade de materiais de construção do Brasil - criada em 2012 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Utilizados como rodapés, rodameios, rodatetos e guarnições, os perfis podem por isso ser contabilizados pelas construtoras na pontuação de projetos LEED, do Green Building, ou AQUA, da própria Fundação Vanzolini. O RGMat tem validade de três anos e só não cobre ainda uma pequena parte dos perfis com acabamento em “hot stamping”.
A certificação permite que construtoras, distribuidores e consumidores em geral possam escolher os materiais mais sustentáveis com mais segurança. É uma certificação que engloba também o conceito de Selo e de Declaração Ambiental (EPD), porque traz informações importantes sobre o desempenho ambiental de materiais para edificações verdes.